Encontro de Xi e Putin abre novo capítulo nas relações China-Rússia

Presidente russo visitará o país asiático para os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

A China está comemorando o Ano Novo Chinês e sob um olhar global por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Somando-se ao clima festivo, está programada a visita do presidente russo, Vladimir Putin, e a participação dele na cerimônia de abertura do grande evento esportivo.

Quase três anos após a última visita de Putin à China, a viagem testemunhará o 38º encontro entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo desde 2013.

Xi disse que está muito ansioso por esta “reunião para os Jogos Olímpicos de Inverno” e está pronto para trabalhar com Putin “por um futuro compartilhado” para abrir conjuntamente um novo capítulo nas relações China-Rússia pós-Covid.

Durante a pandemia, Xi e Putin mantiveram trocas próximas por meio de conversas telefônicas, videoconferências e outras atividades online, garantindo que as relações China-Rússia avancem com um impulso sustentado em direção a níveis mais altos.

“Apoiamos os valores olímpicos tradicionais, principalmente direitos iguais e justiça”, disse Putin durante o encontro virtual com atletas russos. O principal objetivo dos eventos esportivos internacionais é fortalecer as amizades, afirmou o presidente, acrescentando que Rússia e China “se opõem à politização do esporte”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.