O presidente chinês, Xi Jinping. (Xinhua/Li Xueren)

Conheça os resultados da Conferência Central de Trabalho Econômico para 2023

Estabilidade econômica será a prioridade máxima para o país asiático

A Conferência Central de Trabalho Econômico, que ocorre anualmente, foi realizada em Pequim de quinta a sexta-feira, quando os líderes chineses decidiram as prioridades para o trabalho econômico em 2023. Fazendo um importante discurso, Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, revisou o trabalho econômico do país em 2022, analisou a atual situação econômica e organizou o trabalho econômico do próximo ano.

A reunião definiu a  estabilidade econômica como prioridade máxima. A política fiscal proativa e a política monetária prudente continuarão a ser implementadas no próximo ano. Enquanto isso, esforços serão feitos para intensificar o macrocontrole e coordenar várias políticas para formar sinergias para o desenvolvimento de alta qualidade, de acordo com a reunião.

A política monetária prudente deve ser direcionada e eficaz, com liquidez razoável e suficiente a ser mantida junto a um apoio mais forte das instituições financeiras às micro e pequenas empresas, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento verde. A taxa de câmbio do yuan (moeda chinesa) deve ser mantida basicamente estável em um nível apropriado e equilibrado.

Na reunião foi enfatizado que as políticas industriais devem ser otimizadas para facilitar a transformação e a modernização das indústrias tradicionais e o cultivo e crescimento das estratégicas emergentes, bem como para reforçar os elos fracos das cadeias industriais e forjar novas vantagens competitivas na busca do país de metas de pico de carbono e neutralidade.

Em termos de políticas de ciência e tecnologia, a China realizará uma série de grandes projetos em nível nacional, dando pleno desempenho ao papel do governo na liderança do trabalho para fazer avanços em tecnologias-chave e centrais, destacando o papel principal das empresas na inovação.

As políticas sociais devem garantir a vida da população, colocar a promoção do emprego dos jovens, especialmente dos diplomados universitários, numa posição mais proeminente, e lutar para mitigar os impactos dos aumentos estruturais dos preços sobre as pessoas em dificuldade de forma oportuna e eficaz.

O país otimizará as políticas de apoio ao parto e procurará adiar gradualmente a idade legal de aposentadoria quando for o momento certo, além de tomar a iniciativa de lidar com o envelhecimento da população e com a baixa taxa de fertilidade, segundo o encontro. Na reunião foi enfatizada uma melhor coordenação da prevenção e controle da epidemia com o desenvolvimento econômico e social e foram pedidos esforços para otimizar a resposta epidêmica com base no tempo e na situação, com foco nos idosos e naqueles com doenças subjacentes.

Uma coordenação mais forte também deve ser alcançada entre o crescimento qualitativo e quantitativo, entre a reforma estrutural do lado da oferta e a expansão da demanda interna, bem como entre as políticas econômicas e outras políticas, segundo a reunião. Para promover um novo paradigma de desenvolvimento, a dinâmica endógena e a confiabilidade da circulação doméstica devem ser fortalecidas, enquanto a qualidade da circulação internacional deve ser elevada.

O país se concentrará em impulsionar a demanda doméstica no próximo ano, priorizando a recuperação e a expansão do consumo, aumentando a renda pessoal urbana e rural por meio de múltiplos canais e incentivando mais capital privado a participar da construção de projetos-chave nacionais, decidiu-se na reunião.

A China acelerará a construção de um sistema industrial moderno. Esforços serão feitos para identificar os elos fracos das tecnologias-chave e centrais, bem como componentes e peças nas principais cadeias industriais manufatureiras do país, e reunir recursos para enfrentar os problemas, de modo que o sistema industrial seja independente, controlável, seguro e confiável.

Serão também ampliados esforços para acelerar o planejamento e a construção de um sistema de novas energias, reforçar a competitividade global das indústrias tradicionais, acelerar a pesquisa e a aplicação de tecnologias de ponta e desenvolver vigorosamente a economia digital.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.