China divulga imagens de Marte tiradas pela sonda Tianwen-1

Fotos mostram tempestades de poeira na superfície do planeta

Créditos: Administração Espacial Nacional da China/divulgação via Xinhua

O orbitador da sonda chinesa Tianwen-1 transmitiu imagens em alta resolução de Marte, mostrando tempestades de poeira na superfície do planeta.

Divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China na quinta-feira, as novas imagens com resolução de 0,5 metro foram capturadas por uma câmera da sonda, que opera em órbita há 609 dias a uma distância de 277 milhões de quilômetros da Terra.

Créditos: Administração Espacial Nacional da China/divulgação via Xinhua

As marcas deixadas pelo rover Zhurong de Marte podem ser vistas nas fotos. Com 306 dias de atividade em Marte, o rover percorreu 1.784 metros no planeta.

O Zhurong também fez selfies em Marte. Comparadas com as imagens tiradas logo após o pouso no planeta, as novas fotos mostraram uma camada de poeira acumulada em sua superfície. A poeira pode reduzir a fonte de energia dos rovers. Cientistas chineses projetaram especialmente a asa solar do rover para compensar o declínio de eficiência causado pela cobertura de poeira.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.


  • camila disse:

    noticia. USA lança novo telescópio o qual pode ser usado como arma. Este espelho pode refletir o calor para local especifico inutilizando bases militares. Isso é tecnologia de ponta.