Chanceleres chinês e ucraniano conversam por telefone

Representantes discutiram a importância de uma solução nos conflitos com a Rússia

Créditos: Xinhua

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, realizou uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Kuleba informou a Wang sobre a primeira rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia, e disse que o fim do combate é a máxima prioridade para a Ucrânia.

A Ucrânia está aberta a uma solução para a questão atual e aborda as negociações com a Rússia com sinceridade positiva, disse Kuleba, acrescentando que apesar das atuais dificuldades, a parte ucraniana permanece calma e deseja impulsionar as negociações.

A China desempenhou um papel construtivo na questão ucraniana, disse Kuleba, mencionando que a Ucrânia está disposta a fortalecer a comunicação com a parte chinesa e espera a mediação da China para o cessar-fogo.

Wang disse que a situação na Ucrânia mudou rapidamente, e que a China lamenta a eclosão do conflito entre a Ucrânia e a Rússia e que está extremamente preocupada com o prejuízo aos civis.

Quanto à atual crise, a China pede que a Ucrânia e a Rússia encontrem uma solução para a questão através de negociações, e apoia todos os esforços internacionais construtivos conducentes a uma solução política, disse Wang.

A China sempre acredita que a segurança de um país não pode ser feita à custa da segurança de outros e que a segurança de uma região não pode ser obtida através da expansão de blocos militares, sublinhou Wang.

O processo de evacuação de chineses, incluindo estudantes, da Ucrânia está em andamento, acrescentou Wang, expressando sua gratidão à parte ucraniana pelo apoio, cooperação e ajuda do governo e da sociedade ucranianos.

A China aprecia o lançamento ucraniano de trens especiais de evacuação para cidadãos estrangeiros, o que está em consonância com o espírito humanitário internacional, disse Wang.

Wang disse que espera que a parte ucraniana tome todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos chineses na Ucrânia e continue oferecendo garantias e facilidades para sua evacuação.

Kuleba indicou que é um dever importante da Ucrânia garantir a segurança dos cidadãos estrangeiros e que a Ucrânia dá grande atenção às preocupações da China e está ajudando os estudantes e cidadãos chineses a deixar o país sem problemas.

A Ucrânia continuará garantindo a evacuação segura dos cidadãos estrangeiros de forma responsável, acrescentou Kuleba.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.