Chanceler chinês se reúne com secretário-geral da Organização de Cooperação de Xangai

Zhang Ming afirmou que OCS está dando atenção especial à situação na Ucrânia

Créditos: Xinhua/Zhang Ling

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se reuniu com o secretário-geral da Organização de Cooperação de Xangai, Zhang Ming, na quinta-feira, em Pequim.

Wang felicitou Zhang Ming por assumir o cargo e elogiou as conquistas da OCS desde seu estabelecimento. Ante o impacto da crise ucraniana, a organização deve desempenhar um papel mais ativo na manutenção da segurança e estabilidade regionais e inclusive mundiais, disse Wang, pedindo que o “Espírito de Xangai” seja impulsionado vigorosamente, junto com um aprofundamento da solidariedade e cooperação dos Estados membros, e a prática ativa da visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável.

Wang também pediu uma firme oposição à volta à mentalidade da Guerra Fria, à criação de confrontação entre grupos e à sanções unilaterais ilegais, acrescentando que os propósitos e princípios da Carta da ONU devem ser respeitados para proteger a equidade e a justiça internacionais.

Ao se comprometer a fazer as devidas contribuições, Zhang disse que a organização está dando atenção especial à situação na Ucrânia e espera o restabelecimento da paz e segurança compartilhada o mais cedo possível e a realização da paz e estabilidade duradouras no mundo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.