O presidente chinês, Xi Jinping, delineou os princípios e prioridades para o futuro da urbanização na China durante a Conferência Central de Trabalho Urbano, realizada em Beijing entre segunda e terça-feira. Xi, que também é secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh), destacou que o país deve construir “cidades modernas de pessoas”, que sejam inovadoras, verdes, resilientes e inteligentes.
Segundo ele, a urbanização chinesa entrou em uma nova fase, deixando para trás o modelo de crescimento acelerado e focando agora na qualidade, eficiência e bem-estar da população. Hoje, cerca de 67% dos chineses vivem em áreas urbanas, e mais de 150 milhões de empregos urbanos foram criados desde 2013.
Entre as prioridades estão a melhoria da governança urbana, a criação de ambientes sustentáveis e convenientes, a promoção de cidades mais humanas e inclusivas e o fortalecimento da identidade cultural. Xi defendeu uma abordagem centrada nas pessoas e reforçou a liderança do PCCh como pilar do desenvolvimento urbano.
A reunião contou com a presença de líderes do alto escalão, incluindo Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi. O primeiro-ministro Li Qiang encerrou o encontro com um discurso que reforçou os compromissos assumidos.
Sem Comentários ainda!