O presidente chinês Xi Jinping discursou a respeito do progresso nas relações através do Estreito de Taiwan desde 1949. A fala aconteceu na reunião comemorativa dos 40 anos da proclamação da Mensagem aos Compatriotas de Taiwan e Xi afirmou que nesses últimos 70 anos, a separação entre a China continental e Taiwan teve fim segundo uma vontade comum.
Com base no princípio de Uma Só China, a parte continental do país e Taiwan chegaram ao Consenso 1992, fazendo com que os intercâmbios políticos através do Estreito atingissem altos patamares, segundo o presidente chinês. Ele ainda disse que os princípios básicos de “reunificação pacífica e “um país, dois sistemas” foram estabelecidos nesses últimos 70 anos e que foi traçada a política básica de avançar na reunificação nacional.
Entre os pontos ressaltados por Xi, estavam o fato de que os compatriotas de Taiwan fizeram contribuições importantes para a reforma e abertura da China continental e o de que cada vez mais países e povos entendem e apoiam a reunificação da China. Ele também disse que “não há problemas que não podem ser resolvidos entre familiares” e que espera que os compatriotas de Taiwan “valorizem a paz tanto quanto valorizam seus próprios olhos e busquem a reunificação nacional tanto quanto buscam a felicidade”.
Sem Comentários ainda!