O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu na última sexta-feira, em Beijing, com o presidente do Equador, Daniel Noboa, em comemoração aos 45 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O encontro reafirmou a parceria estratégica abrangente e o compromisso com uma cooperação de longo prazo.
Xi destacou que o Equador integra a Iniciativa Cinturão e Rota e que a relação bilateral tem avançado com acordos como o tratado de livre comércio e projetos conjuntos nas áreas de energia, mineração, eletricidade e infraestrutura. Ele também incentivou maior intercâmbio em educação, cultura, juventude e governança estatal.
Noboa, que está na China para participar do Fórum Davos de Verão em Tianjin, elogiou o progresso chinês e agradeceu o apoio ao desenvolvimento equatoriano. Expressou ainda o desejo de fortalecer a colaboração em ciência, tecnologia e outras áreas estratégicas.
Ao fim da reunião, os dois líderes testemunharam a assinatura de um novo plano de cooperação para aprofundar a participação equatoriana na Iniciativa Cinturão e Rota.
Sem Comentários ainda!