O presidente chinês, Xi Jinping, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, realizaram conjuntamente, por videochamada, a cerimônia de lançamento da linha oriental de gasoduto entre China e Rússia. “A linha oriental do gasoduto é um projeto de referência da cooperação em energia entre a China e a Rússia além de ser um paradigma de profunda convergência dos interesses dos dois países e da cooperação ganha-ganha”, disse Xi na videochamada em Pequim.
A linha oriental do gasoduto começou a fornecer à China gás natural russo, que atingirá 5 bilhões de m³ em 2020 e chegará a 38 bilhões de m³ por ano a partir de 2024, com base em um contrato de 30 anos assinado em maio de 2014 entre a Companhia Nacional de Petróleo da China e a gigante russa Gazprom.
Ao elogiar os árduos esforços realizados pelas construtoras e companhias chinesas e russas em uma terra gélida e coberta por neve nos últimos cinco anos, Xi disse que elas demonstraram ao mundo suas habilidades excelentes e os frutíferos resultados da cooperação entre a China e a Rússia. “O lançamento do gasoduto não é apenas um resultado importante da atual etapa, mas também um novo início para a futura cooperação”, disse o chinês.
Ele pediu também que ambos os países tornem o gasoduto um gasoduto seguro e ecológico de desenvolvimento e amizade, garantam a sua operação segura e impulsionem o desenvolvimento sustentável das regiões ao longo da linha.
Putin, que fez a videochamada na cidade russa de Sochi, disse que tem um grande significado histórico que a linha oriental do gasoduto tenha sido lançada na ocasião do 70º aniversário das relações diplomáticas entre a Rússia e a China e que o lançamento elevou a coordenação estratégica bilateral a um novo nível.
Ao elogiar os cinco anos de esforços das equipes de construção de ambos os países no projeto sob um clima extremo e sua conclusão de acordo com o programado, Putin disse que a Rússia fornecerá 1 trilhão de m³ de gás natural à China nos próximos 30 anos. Isso é condizente à realização de um valor de comércio entre a Rússia e a China de US$ 200 bilhões em 2024, ressaltou o russo.
O gasoduto transfronteiriço tem uma seção de 3 mil km na Rússia e uma de 5,1 mil km na China.
Sem Comentários ainda!