O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou, na terça-feira, que China e Coreia do Sul devem elevar sua parceria cooperativa estratégica a um novo patamar, com o objetivo de gerar mais benefícios para seus povos e contribuir com estabilidade em um cenário regional e global turbulento. A declaração foi feita durante uma conversa por telefone com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung.
Xi elogiou os 33 anos de relações diplomáticas entre os dois países, destacando que, apesar das diferenças ideológicas e de sistemas sociais, China e Coreia do Sul têm avançado em cooperação econômica, comercial e cultural. Para ele, o fortalecimento da parceria entre os dois países é coerente com os interesses mútuos e com os anseios por paz e prosperidade na Ásia.
O líder chinês defendeu maior confiança estratégica, mais trocas culturais e respeito aos interesses centrais de cada país. Também propôs esforços conjuntos para proteger o multilateralismo, o livre comércio e a estabilidade das cadeias globais de produção e abastecimento.
O presidente Lee respondeu concordando com os pontos levantados por Xi e reforçou o valor histórico e econômico dos laços bilaterais. Ele afirmou estar comprometido em aprofundar as relações com a China e promover novos avanços na cooperação entre os dois países.
Sem Comentários ainda!