Estrutura do radiotelescópio BINGO é enviada da China para o Brasil

Projeto internacional de radioastronomia entra na fase de construção na Paraíba e busca avançar estudos sobre energia escura

A estrutura principal do radiotelescópio BINGO foi oficialmente despachada da cidade de Shijiazhuang, na China, rumo ao estado da Paraíba, no Brasil, onde será instalado. O equipamento foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa em Rede de Comunicações da CETC (China Electronics Technology Group Corporation) e marca o início da fase de construção do projeto.

O BINGO é fruto de uma ampla cooperação internacional, reunindo pesquisadores do Brasil, China, Reino Unido, França, Suíça e outros países. Dedicado à detecção de sinais de rádio emitidos por gás hidrogênio neutro, o telescópio terá papel relevante na investigação da estrutura do universo e dos efeitos da energia escura.

Segundo a CETC, a estrutura enviada foi projetada e fabricada por um de seus institutos, que agora planeja aprofundar a colaboração com instituições brasileiras e internacionais. A meta é desenvolver novas tecnologias em radioastronomia e lançar projetos científicos com impacto global a partir da experiência acumulada com o BINGO.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.