O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, recebeu nesta terça-feira, em Beijing, o novo embaixador dos Estados Unidos no país, David Perdue. Durante o encontro, Wang expressou a expectativa de que Perdue atue como um comunicador confiável e promotor da cooperação entre as duas maiores economias do mundo.
Wang destacou que as relações China-EUA atravessam um momento crucial e defendeu que o respeito mútuo e o diálogo sejam a base para o avanço dos laços bilaterais. Ele lamentou que, apesar de recentes consensos firmados entre os dois países, os EUA tenham adotado medidas negativas que, segundo ele, violam os direitos legítimos da China.
O chanceler chinês pediu que Washington se encontre “no meio do caminho” com Beijing e coloque em prática o consenso alcançado entre os presidentes Xi Jinping e Donald Trump durante a conversa telefônica de janeiro, de modo a criar condições para que as relações voltem aos trilhos.
Perdue, por sua vez, afirmou que Trump tem grande respeito por Xi e se comprometeu a manter uma comunicação estreita com o governo chinês, baseado em respeito mútuo e diálogo construtivo.
Sem Comentários ainda!