A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (mais conhecida como UNESCO) aprovou o pedido aprovado pelas autoridades da província chinesa de Shandong para que a montanha Yimeng se tornasse um Geoparque Global. Dessa forma, a montanha se torna o segundo Geoparque Global da UNESCO na província, depois do Monte Tai. Shandong também tem 13 geoparques nacionais e 51 provinciais, o que a coloca em primeiro lugar em ambas as categorias.
De acordo com especialistas da Universidade de Geociências da China, a Montanha Yimeng tem abundantes recursos geológicos em estratigrafia, paleontologia e depósitos. “O propósito de estabelecer geoparques é proteger recursos geológicos importantes e raros e o ambiente natural, realizar pesquisa em geociências e promover o desenvolvimento sustentável da sociedade local”, disse Li Chengjin, funcionário do departamento de recursos naturais.
A lista de geoparques globais da UNESCO é composta por 147 áreas em 41 países e regiões ao redor do mundo. Dessas áreas, 39 ficam localizadas na China.
Sem Comentários ainda!