Tocha dos Jogos Mundiais parte de Sanxingdui em cerimônia inédita na China

Pela primeira vez, o revezamento celebra marcos da civilização chinesa e une passado, inovação e espírito esportivo

A tocha dos Jogos Mundiais foi acesa neste sábado em uma cerimônia histórica no sítio arqueológico de Sanxingdui, na província de Sichuan, marcando a primeira vez que o revezamento é realizado desde a criação do evento. Sob o tema “Iluminando Sonhos com os Jogos Mundiais”, a chama simbólica percorreu locais que representam a herança cultural da China.

A cerimônia começou no altar cerimonial do Museu de Sanxingdui, onde a chama foi acesa com energia solar por Xiao Xianjin e Zhu Zhangyi, diretores dos museus de Sanxingdui e Jinsha. Em seguida, o fogo foi transferido para uma lanterna especial, garantindo sua preservação durante o trajeto.

A atleta olímpica Huang Zhangjiayang, natural de Chengdu, foi a primeira a carregar a tocha “Zhumeng”, ou “Sonho de Bambu”, inspirada nas figuras de bronze de Sanxingdui e no simbolismo do bambu na cultura chinesa. O percurso passou por seis pontos emblemáticos nas cidades de Chengdu, Deyang e Meishan, incluindo o Santuário de Wuhou e a base de conservação de pandas.

Entre os 120 condutores da tocha estavam o ator Jackie Chan, o campeão olímpico Ma Long, a influenciadora Li Ziqi e o cientista-chefe do programa lunar chinês, Wu Weiren. O revezamento reforçou a integração entre história, inovação e espírito esportivo, projetando a rica herança cultural de Chengdu para o mundo.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.