China reafirma compromisso com o Brasil em meio a tensões comerciais com os EUA

Porta-voz chinês destacou parceria estratégica e diz que país está pronto para trabalhar com o Brasil em defesa do comércio justo

A China reiterou seu compromisso com o Brasil e com a defesa do comércio multilateral diante das crescentes tensões comerciais envolvendo os Estados Unidos. A declaração foi feita nesta segunda-feira (28) pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, ao ser questionado sobre a ameaça de Washington de impor tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.

“Estamos prontos para trabalhar com o Brasil, com os países da América Latina e do Caribe e com os demais membros do BRICS para defender o sistema multilateral de comércio centrado na OMC e a justiça e equidade internacional”, afirmou Guo, durante coletiva de imprensa regular em Beijing.

O porta-voz também destacou a disposição da China em aprofundar a cooperação com o Brasil em áreas estratégicas, como o setor da aviação. “Valorizamos a cooperação baseada em resultados e estamos prontos para promovê-la com base nos princípios de mercado, impulsionando o desenvolvimento de nossos países”, disse ele.

A fala sinaliza a intenção da China de reforçar os laços com parceiros como o Brasil em um momento de incertezas geopolíticas, defendendo alternativas multilaterais frente a ações unilaterais e protecionistas.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.