Cientistas chineses detectaram uma nova explosão rápida de rádio (FRB) de outras partes do universo com a ajuda do maior radiotelescópio do mundo. FRBs são misteriosos flashes de rádio com duração de apenas alguns milésimos de segundo que foram confirmados em 2016 como originários do cosmos. Ainda não há explicação para suas origens.
Usando o Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST), localizado na Província de Guizhou, no sudoeste da China, uma equipe de pesquisa local encontrou um fraco sinal de rádio, após uma análise dos dados massivos de pesquisa e relatou a descoberta no final de setembro à comunidade astronômica internacional.
O FAST é o maior radiotelescópio de prato único do mundo, com uma área de recepção igual a 30 campos de futebol padrão. Situado em uma depressão naturalmente profunda e redonda, ele começou a operar oficialmente em 11 de janeiro de 2020. Desde então, embarcou na detecção de FRBs e capturou os quatro primeiros FRBs não repetitivos, em 2020. De acordo com os cientistas, mais descobertas de FRBs podem fornecer pistas sobre uma ampla gama de problemas astrofísicos.
Sem Comentários ainda!