Duas fotos capturadas pela sonda da China em Marte, Tianwen-1, foram divulgadas na quarta-feira pela Administração Nacional do Espaço da China (CNSA, em inglês).
O módulo de aterrissagem, transportando o explorador da missão aterrissou em 15 de maio na parte sul da Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte do planeta vermelho, com o que se tornou na primeira sonda da China que pousa em Marte.
A primeira fotografia, uma imagem em branco e preto, foi tomada por uma câmera cuja função é fazer que o explorador evite obstáculos, e que está montada na parte dianteira do artefato. A imagem mostra a rampa do módulo de aterrissagem estendida sobre a superfície de Marte. O terreno na direção para frente do explorador é claramente visível na imagem, e o horizonte do planeta aparece curvado já que as tomadas foram feitas com lentes de grande angular.
A segunda foto, colorida, foi capturada pela câmera de navegação instalada na parte traseira do veículo. Os painéis solares e antenas do explorador estão estendidos, e é possível ver o chão e as rochas de cor vermelha da superfície marciana.
Sem Comentários ainda!