Seminário China-Europa debate direitos humanos e governança global em Paris

Evento reuniu especialistas e autoridades para discutir multilateralismo, desenvolvimento e cooperação internacional

Mais de 150 autoridades e especialistas em direitos humanos da China e de países europeus participaram nesta quinta-feira do Seminário China-Europa sobre Direitos Humanos 2026, realizado em Paris.

O encontro teve como tema “O futuro dos direitos humanos em uma ordem internacional em transformação” e discutiu desafios globais ligados aos direitos humanos, responsabilidades dos países, desenvolvimento histórico do conceito e cooperação internacional.

Durante o seminário, Tang Jianjun, secretário-geral da China Society for Human Rights Studies, destacou os avanços da China na área de direitos humanos e afirmou que iniciativas propostas pelo país, como a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Civilização Global, contribuíram para fortalecer a governança internacional sobre o tema.

Tang afirmou ainda que China e Europa devem atuar como defensoras do diálogo entre civilizações, do multilateralismo e do direito internacional relacionado aos direitos humanos.

Entre os participantes europeus, George Andreas Papandreou, ex-primeiro-ministro da Grécia, ressaltou a importância do diálogo internacional diante dos desafios globais contemporâneos. Já Richard Abitbol, especialista francês em administração pública, destacou os avanços econômicos e sociais da China, especialmente nas áreas de redução da pobreza, infraestrutura e educação.

O seminário é realizado desde 2015 e funciona como plataforma de intercâmbio entre China e Europa sobre direitos humanos e governança global. A edição deste ano foi organizada em parceria com instituições acadêmicas da França, China, República Tcheca e Grécia.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.