Relíquias da Idade do Bronze da China são levadas para exposição nos EUA

Mais de 260 artefatos serão exibidas no Museu de Arte Asiática em São Francisco

Mais de 260 relíquias culturais da Idade do Bronze de museus na província central de Hubei, na China, partiram para uma exposição em São Francisco, nos Estados Unidos.

Dois aviões de carga transportando as 263 peças ou conjuntos de artefatos, incluindo jade, bronze, ouro, laca e obras têxteis, partiram da capital chinesa Pequim na quarta e quinta-feira, respectivamente.

Os itens serão exibidos na exposição “Reinos Fênix: O Último Esplendor da Idade do Bronze da China”, que está programada para começar em 19 de abril e permanecer até julho no Museu de Arte Asiática (AAM) em São Francisco.

As relíquias remontam aos reinos de Zeng e Chu durante a Dinastia Zhou (1046-256 a.C.), período conhecido por sua diversidade cultural e pelo surgimento de grandes filósofos como Confúcio. Entre os artefatos mais proeminentes estão um pingente de jade esculpido com padrões de dragão e fênix e roupas de seda bordadas.

Os objetos foram coletados de museus em cinco cidades de Hubei e incluem 50 itens sob proteção de primeira classe do estado, metade dos quais serão exibidos no exterior pela primeira vez.

“Isso proporciona novas perspectivas sobre a formação da civilização chinesa, especialmente na região do rio Yangtze. Esperamos que mais trocas museológicas possam ajudar a melhorar o entendimento cultural entre os Estados Unidos e a China”, disse Zhang Fan, curador de Arte Chinesa no AAM.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.