Relatório explica lógica da democracia socialista com características chinesas

Documento foi divulgado pela New China Research, think tank da agência Xinhua

O caminho democrático da China está de acordo com a lógica da história, teoria, prática, adere aos valores comuns da humanidade e alcançou um desenvolvimento inovador com base nas condições do país, de acordo com um relatório lançado na terça-feira pela New China Research, think tank da agência de notícias chinesa Xinhua.

A democracia socialista com características chinesas garante que o país seja liderado pelo povo e historicamente escolhido pelo povo chinês, de acordo com o relatório intitulado “Em busca dos valores comuns da humanidade: a prática da China em direção à democracia, liberdade e direitos humanos ”.

O Partido Comunista da China (PCCh) levou os chineses a fundar a República Popular da China em 1949, garantiu a posição do povo como dono do país e deu início ao processo de modernização. A legitimidade do PCCh vem da história e é determinada pelos corações e mentes das pessoas, observa o documento ao explicar a história.

A orientação socialista da prática democrática da Nova China significa que ela é crítica da democracia burguesa e ao mesmo tempo a transcende. A soberania do povo – “o governo do país pelo povo” – é uma democracia ampla, genuína e eficaz e não é  orientada para o capital, acrescenta o relatório.

Na China, o sistema de assembleia popular implementa o princípio constitucional de que “todo o poder na República Popular da China pertence ao povo”. Os cidadãos em geral elegem deputados que representam sua vontade e interesses para formar órgãos do poder estatal em vários níveis. A ampla representação é a marca registrada do sistema, as notas do documento.

Como garantir que a democracia funcione em um país tão grande? A China encontrou a resposta na prática – gerando uma interação sinérgica entre a liderança do Partido, o governo do país e a governança baseada em regras. A direção do PCCh responde à questão de “quem deve unir o povo”, o governo responde “para que serve a democracia”, e a governança baseada na lei responde “como governar o país”.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.