Receita da bilheteria da China ultrapassa US$ 7,5 bilhões em 2023

Filmes nacionais representaram 84% da arrecadação do mercado cinematográfico

O mercado cinematográfico chinês mostrou um impulso de recuperação robusto, com as receitas totais de bilheteira ultrapassando 54,91 bilhões de yuans (mais de US$ 7,75 bilhões). A cifra é menor do que os recordes de mais de 60 bilhões de yuans em 2019 e 2018, mas perto do nível de 2017, tornando-se a quarta maior bilheteria anual na história do cinema chinês.

Dados divulgados pela Administração de Filmes da China nesta segunda-feira mostraram que quase 1,3 bilhão de ingressos foram vendidos ao longo do ano. As produções nacionais geraram mais de 46 bilhões de yuans em receita de bilheteria, representando 84% do total nacional.

Os 10 primeiros lugares na tabela de bilheteria foram dominados por títulos domésticos, com a comédia de suspense “Full River Red” em primeiro lugar, seguida pelo blockbuster de ficção científica “The Wandering Earth II” e o drama policial “No More Bets” em segundo e terceiro lugares.

Zhi Feina, professora da Academia Nacional de Artes da China, observou que no ano passado os filmes nacionais tiveram uma melhoria notável na qualidade, pois refletem a cultura tradicional chinesa e a vida real, relacionando-se emocionalmente com o público. No último ano, um bom número de jovens cineastas, atores e roteiristas chineses emergiram como uma força importante por trás do crescimento da indústria.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.