Quebra-gelos polares da China são abertos à visitação pública

Navios foram atracados no Centro Internacional de Vela de Qingdao, no leste do país

Dois quebra-gelos polares fabricados na China, o Xuelong 2 e o Jidi, foram abertos para visitação pública, na quarta-feira, em Qingdao, uma cidade portuária na Província de Shandong, no leste da China. Atracados no Centro Internacional de Vela de Qingdao, os dois navios ficarão abertos para visitação pública até o meio-dia de quinta-feira, com um público esperado de cerca de 3,6 mil visitantes.

O nome “Jidi” significa “região polar” em chinês. O Jidi é um quebra-gelo de pesquisa de nova geração, projetado e fabricado internamente, que foi entregue em 24 de junho. Medindo 90 metros de comprimento e 18 metros de largura, o navio pode romper gelo de até 1 metro de espessura.

Equipado com uma ampla gama de equipamentos de pesquisa marítima, o Jidi foi projetado para realizar tarefas de observação abrangentes, incluindo a análise do gelo marinho, a realização de estudos de corpos d’água em 3D, a realização de pesquisas geofísicas e do monitoramento da atmosfera.

O Xuelong 2, ou “Dragão da neve”, é o primeiro quebra-gelos de pesquisa polar desenvolvido pela própria China. É também o primeiro navio do mundo a usar a tecnologia de quebra de gelo bidirecional, o que lhe permite quebrar o gelo enquanto se move para frente e para trás com a ajuda de sua proa e popa. O navio participou da expedição polar da China pela primeira vez em 2019 e concluiu a 40ª expedição antártica do país em abril deste ano.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.