Projeto de desvio de água liga afluentes dos dois maiores rios da China

Construção transportará água de Hanjiang, no sul de Shaanxi, para o norte, até Weihe

A China escavou uma cordilheira para fornecer água de um afluente do maior rio do país, o Yangtzé, para saciar a seca no norte.

Túneis sob as montanhas Qinling começaram, no domingo, a enviar água do rio Hanjiang, o maior afluente do Yangtzé, para o rio Weihe, um afluente do rio Amarelo, anunciou o departamento de recursos hídricos da Província de Shaanxi.

As autoridades saudaram o projeto por permitir que a água dos afluentes dos dois maiores rios do país se encontre em Shaanxi, uma das províncias mais afetadas pela seca no noroeste da China.

Envolvendo investimentos totais de 51,6 bilhões de yuans (US$ 7,2 bilhões), o projeto começou a ser construído em 2011 para levar água de Hanjiang, no sul de Shaanxi, para o norte até Weihe, que atravessa as partes centrais mais sedentas da província. Esse é um dos projetos de engenharia mais desafiadores do país, pois requer a construção de 98,3 quilômetros de túneis sob as Montanhas Qinling, uma fronteira natural entre o norte e o sul chinês.

Até agora, o projeto concluiu a primeira fase para ligar os dois rios através de túneis, enquanto a segunda e terceira fases de envio de água para outros lugares no centro de Shaanxi ainda estão em construção.

Depois que todo o projeto for concluído, ele aliviará as tensões de suprimento de água nas cidades de Shaanxi, como Xi’an e Xianyang, beneficiando 14,11 milhões de pessoas.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.