A revista norte-americana The National Interest publicou nesta segunda-feira artigo do ex-diplomata, escritor e professor da Universidade Nacional de Cingapura, Kishore Mahbubani.
No texto, ele afirma que o governo Trump “elevou a estatura da China”, que agora é vista como o país mais competente do mundo. “Não há dúvida de que a diminuição do respeito global pelos Estados Unidos abre mais espaço geopolítico para a China”, ressaltou Kishore.
Para o autor, o modo como o país norte-americano está lidando com a pandemia do novo coronavírus influencia o posicionamento internacional. “Afastar-se da Organização Mundial da Saúde, quando o mundo mais precisou dela, foi massivamente irresponsável”.
“O povo chinês também está ciente de que a China lidou melhor com a crise do coronavírus do que a América. Se os Estados Unidos tivessem a mesma taxa de mortes que a China, teriam mil mortes em vez de cem mil”, explicou o ex-diplomata.
Segundo o mais recente Edelman Trust Barometer, o país onde as pessoas têm maior confiança em seu governo é a China. “É 90%, e isto não é surpreendente. Para a grande maioria da população chinesa, os últimos quarenta anos de desenvolvimento social e econômico foram os melhores em quatro mil anos”, disse Kishore.
Sem Comentários ainda!