Missão chinesa Chang’e-6 coleta quase 2 quilos de amostras do lado oculto da Lua

Material foi entregue à Academia Chinesa de Ciências nesta semana

A missão chinesa Chang’e-6 coletou mais de 1,9 quilograma de amostras do lado oculto da Lua, anunciou a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), nesta sexta-feira. Zhang Kejian, chefe da institucição, entregou o recipiente de amostras a Ding Chibiao, vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências (CAS), que também recebeu o certificado destas amostras, em uma cerimônia realizada em Pequim.

“Descobrimos que as amostras trazidas pela Chang’e-6 eram mais viscosas em comparação às amostras anteriores, com a presença de torrões. Essas são características observáveis”, disse à imprensa Ge Ping, vice-diretor do Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial da CNSA, que também é porta-voz da missão Chang’e-6.

Os pesquisadores realizarão o armazenamento e processamento das amostras  conforme planejado e iniciarão o trabalho de pesquisa científica. Coletado do lado oculto da Lua pela primeira vez na história da humanidade, o material tem um significado científico único, pois aumentará ainda mais a compreensão sobre a evolução e da utilização pacífica dos recursos lunares e servirá como um ativo importante para toda a humanidade, disse a CNSA.

A entidade prometeu continuar a manter o espírito da exploração lunar, caracterizada por “perseguir sonhos, ousar explorar, colaborar para superar desafios e alcançar uma cooperação ganha-ganha”, para garantir a gestão adequada das amostras. A entidade organizará pesquisas científicas, compartilhando as conquistas da exploração lunar da China com a comunidade internacional, disse a CNSA.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.