Após o estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais em 2019, a China começou a enviar equipes médicas, incluindo médicos e enfermeiras, para as Ilhas Salomão no início de 2022. Atualmente, o segundo grupo de oito membros da equipe médica chinesa está trabalhando aqui.
George Wilson Malefoasi, CEO do Hospital Nacional de Referência, disse à Xinhua que é um marco ter a acupuntura como tratamento formal no hospital. “Um dos benefícios da acupuntura é que ela é econômica. Os recursos são limitados. E não custa muito para fornecer assistência médica ao público”, disse Malefoasi. “Acho que isso é muito importante para dar acesso a pessoas pobres e sem recursos.”
Considerando a situação dos serviços de saúde nas Ilhas Salomão, a equipe médica chinesa é composta por médicos especializados no tratamento de diversas doenças. No país, os departamentos de urologia, cardiologia, nefrologia e laboratório clínico são os mais visitados por pacientes, mas carecem de métodos avançados de diagnóstico e tratamento.
Nos últimos três meses nas Ilhas Salomão, a equipe médica chinesa prestou serviços de acupuntura para mais de 1,8 mil pacientes, tratou mais de 1,4 mil pessoas com doenças nefrológicas, urológicas e radiológicas, salvou a vida de mais de 20 pessoas gravemente doentes, organizou 16 programas de treinamento em patologia e realizou 30 cirurgias urológicas.
A equipe médica chinesa também organizou seminários acadêmicos e convidou médicos e enfermeiros locais para observar e participar do processo de diagnóstico e tratamento, em um esforço para ajudar a melhorar a capacitação do hospital local.
Sem Comentários ainda!