A receita do mercado de literatura online da China atingiu 49,55 bilhões de yuans (US$ 6,9 bilhões) em 2024, com crescimento anual de 29,37%, segundo relatório da Associação Chinesa de Publicações Audiovisuais e Digitais (CADPA). Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, durante a 8ª Conferência da Literatura Online+ da China.
O número acumulado de obras publicadas chegou a 42,1 milhões, 4,2 milhões a mais que em 2023. Já a base de leitores também se expandiu significativamente: foram 638 milhões de usuários em 2024, alta de 16% na comparação anual.
Para Zhang Yijun, primeiro vice-presidente da CADPA, a literatura online emergiu como uma nova forma de arte cultural de massa e fortaleceu a diversidade de valores no setor. Ele destacou ainda a integração com minidramas de curta duração como um dos principais motores de inovação e transformação da indústria no último ano.
Outro dado relevante do relatório foi o avanço na adaptação de obras: em 2024, a literatura online chinesa gerou 83,2 mil adaptações para outras mídias, como filmes, séries e jogos — um crescimento de 14,55% que fortalece o papel do setor na promoção internacional da cultura chinesa.

Sem Comentários ainda!