A cidade de Dunhuang, na Província de Gansu, noroeste da China, sediou nesta segunda-feira a abertura do Diálogo Global de Prefeitos de Dunhuang, fórum que reúne representantes de governos locais, diplomatas e acadêmicos de 10 países. O evento tem como foco discutir oportunidades e desafios da governança cultural urbana em um cenário de rápida urbanização global.
Com o tema “Uma sinfonia de civilizações, ressonância em harmonia”, o fórum abordou temas como aproveitamento de recursos culturais, proteção ambiental, desenvolvimento verde e cidades inteligentes. Os participantes destacaram a importância de conciliar o crescimento urbano com a preservação do patrimônio histórico e defenderam a cooperação internacional como resposta conjunta a desafios globais.
Cidade-símbolo da antiga Rota da Seda, Dunhuang abriga três Patrimônios Mundiais da UNESCO e mais de 260 sítios culturais. Nos últimos anos, vem adotando uma abordagem integrada que alia preservação histórica e qualidade urbana. “Dunhuang mostra ao mundo como o desenvolvimento moderno pode respeitar a natureza e preservar a história”, afirmou Tigran Poghosyan, chefe da comunidade Garni, da Armênia.
Durante a cerimônia de abertura, Yu Chenghui, vice-diretor do Comitê Permanente da Assembleia Popular Provincial de Gansu, ressaltou que o fórum oferece uma plataforma para troca de experiências e fortalecimento da cooperação internacional, ajudando as cidades a desenvolver soluções inovadoras em governança cultural, planejamento urbano e sustentabilidade.

Sem Comentários ainda!