Fórum de Financiadores do Sul Global debate cooperação e nova ordem financeira

Evento em Beijing reuniu representantes de mais de 30 países e lançou o Consenso de Beijing

O principal fórum do Fórum de Financiadores do Sul Global 2025 aconteceu nesta quinta-feira (21) em Beijing com o tema “Iluminando o Sul Global”. Organizado pela Agência de Notícias Xinhua, o evento reuniu representantes de governos, instituições financeiras e especialistas de mais de 30 países e regiões para discutir novas formas de cooperação financeira.

Durante o fórum principal, o presidente da Xinhua, Fu Hua, destacou o papel crescente do Sul Global na transformação da ordem internacional. Segundo ele, o evento busca alavancar a cooperação financeira como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento e promover reformas na governança global. O prefeito de Beijing, Yin Yong, também enfatizou a importância da capital como centro financeiro da China e sua vocação para fomentar conexões internacionais.

Ao longo de três dias, foram realizados fóruns paralelos sobre finanças digitais, verdes e inclusivas. No evento principal, os participantes lançaram o Consenso de Beijing, documento que defende o fortalecimento da colaboração entre os países do Sul Global e o desenvolvimento de uma nova ordem financeira mais justa, equitativa e inclusiva.

O texto também propõe ampliar o apoio à infraestrutura, segurança alimentar e saúde pública, além de fomentar uma transição econômica verde com produtos financeiros adequados às realidades dos países em desenvolvimento. Os signatários se comprometeram ainda a combater práticas financeiras ilegais e promover a abertura econômica como estratégia de estabilidade e prosperidade globais.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.