A expectativa média de vida na China chegou a 79 anos em 2024, representando um aumento de 0,4 ano em relação a 2023, segundo Lei Haichao, chefe da Comissão Nacional de Saúde. Com isso, o país atingiu antes do previsto a meta de crescimento estabelecida no plano nacional de saúde para o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).
De acordo com Lei, a China agora ocupa o quarto lugar entre 53 países de renda médio-alta e o décimo entre os membros do G20. Além disso, sua expectativa de vida ultrapassou a de 21 países de alta renda. O avanço foi impulsionado por estratégias de priorização da saúde, como a iniciativa China Saudável, além de fatores culturais e hábitos de vida da população.
Em oito municípios e províncias de renda mais alta, incluindo Beijing, Shanghai e Guangdong, a expectativa de vida superou 80 anos. Lei destacou ainda a redução das disparidades regionais nos níveis de saúde, indicando avanços na equidade. Apesar dos desafios com doenças infecciosas e crônicas, ele afirmou que há espaço para um crescimento ainda maior da longevidade no país.
Sem Comentários ainda!