Um estudo realizado com tecnologia de sensoriamento remoto revelou uma diminuição nos níveis de salinidade em lagos no Planalto Qinghai-Tibet durante as últimas duas décadas.
O trabalho, conduzido por pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Planalto Tibetano, subordinado à Academia Chinesa de Ciências, foi publicado recentemente no International Journal of Digital Earth.
Conforme o levantamento, a salinidade é um fator essencial em ambientes de lagos e sistemas aquáticos. Também é sensível às mudanças climáticas e às atividades humanas. No entanto, há poucos estudos consecutivamente temporais sobre as variações da salinidade dos lagos, porque as condições ambientais duras dificultam a realização de observações de campo para vários lagos.
Os pesquisadores também descobriram que os lagos com mudanças significativas de salinidade estavam concentrados principalmente nas partes central e norte do planalto. O levantamento sugere que a tendência de diminuição da salinidade dos lagos não foi diretamente afetada pela precipitação, mas foi potencialmente dominada pela expansão do volume de água dos lagos.
“Este estudo melhora a compreensão das mudanças ambientais regionais da água e a eficácia da gestão dos recursos hídricos”, exaltou Zhu Liping, pesquisador do instituto e autor correspondente da peça.
Sem Comentários ainda!