Delegação de inovação científica de Macau busca parcerias em São Paulo

Visita reforça laços nas áreas de tecnologia, saúde e medicina tradicional chinesa entre cidades irmãs

Uma delegação de inovação científica de Macau e da parte continental da China visitou recentemente São Paulo em busca de parcerias nas áreas de fitomedicamentos, saúde pública, ciência oceânica, inteligência artificial e outras tecnologias estratégicas. A missão foi organizada pelo Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT) e pela Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

Macau e São Paulo são cidades-irmãs desde o ano 2000 e têm aprofundado suas cooperações nos últimos 25 anos. Um dos destaques é o Concurso de Inovação e Empreendedorismo sediado anualmente em Macau, que já atraiu 98 empresas brasileiras — cinco delas abriram filiais na região após conhecerem a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Durante a visita, universidades e empresas dos dois países discutiram a criação de um laboratório conjunto em tecnologia de economia de baixa altitude, com destaque para a participação da USP e da Embraer. Além disso, o FDCT assinou um acordo com a FAPESP para financiar pesquisas em biomedicina, IA, tecnologia marinha e ciência espacial.

A cooperação também se estende à medicina tradicional chinesa (MTC), cada vez mais popular no Brasil. A acupuntura já é oferecida pelo SUS, e centros médicos paulistas firmaram parcerias com instituições de Macau. Em 2024, foi assinado um acordo para a criação do Centro de Cooperação Internacional da MTC com a Unifesp, fortalecendo o intercâmbio cultural e tecnológico.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.