Uma equipe de cientistas chineses e seus colegas estrangeiros descobriu pela primeira vez as evidências de um sinal induzido pela influência da Lua sobre maré na plasmasfera da Terra, a parte interna da magnetosfera, a qual é preenchida com plasma frio.
O estudo, conduzido em conjunto por cientistas da Universidade de Shandong, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências e de outros institutos, foi publicado recentemente na revista Nature Physics.
De acordo com a pesquisa, os efeitos lunares sobre marés já foram relatados na crosta terrestre, nos oceanos, na atmosfera e no campo geomagnético próximo ao solo. No entanto, ainda não havia sido esclarecido se algum efeito existia nas regiões dominadas por plasma. Xiao Chao, co-primeiro autor do artigo e pesquisador da Universidade de Shandong, disse que a equipe fez as novas descobertas através da análise de dados de mais de 10 satélites nas últimas quatro décadas.
Eles descobriram que o sinal induzido pela maré lunar na plasmasfera da Terra possui periodicidades diurnas e mensais distintas, que são diferentes das variações semidiurnas e quinzenais dominantes nos efeitos da maré lunar observados anteriormente em outras regiões. As novas descobertas expandem nossa compreensão das interações Terra-Lua em uma direção que não havia sido considerada anteriormente, disse Xiao.
Sem Comentários ainda!