Cientistas chineses desenvolveram um plástico que de degrada na água do mar e poderia diminuir a progressiva contaminação dos oceanos, que fica mais perigosa a cada dia. Esse novo material é composto de poliéster e pode se decompor em água do mar em até algumas centenas de dias, deixando moléculas pequenas, que não causam poluição, de acordo com Wang Gexia, engenheira sênior do Instituto Técnico de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências.
“Durante um longo tempo, as pessoas se concentraram na contaminação por plástico em terra. A ‘contaminação branca’ [como é chamada a poluição por plástico na China] nos mares só chamou a atenção da população recentemente, quando começaram a aparecer notícias de que animais marinhos estavam morrendo em decorrência disso”, acrescentou Wang.
Os cientistas envolvidos no projeto combinaram processos de hidrólise não enzimática, dissolução aquática e biodegradação para desenhar e criar o novo material. A pesquisa foi selecionada recentemente como um dos 30 projetos ganhadores em um concurso de tecnologias inovadoras para o futuro, em Shenzhen. O objetivo da competição era estimular jovens cientistas a desenvolver tecnologias pioneiras e impulsionar a inovação.
Sem Comentários ainda!