A China concluiu com sucesso os testes de solo de seu motor de oxigênio-metano líquido de 140 toneladas de empuxo, projetado para uso em foguetes reutilizáveis, informou nesta terça-feira (7) a Academia de Tecnologia de Propulsão Aeroespacial. Trata-se do motor de ciclo aberto mais potente do tipo já desenvolvido no país.
O equipamento será uma peça-chave nos futuros sistemas chineses de transporte espaço-Terra e veículos de lançamento de carga pesada. Segundo a academia, o desenvolvimento do motor foi concluído em apenas sete meses — ritmo considerado recorde para um motor da classe de cem toneladas.
A inovação reforça os planos da China de expandir sua atuação no setor espacial comercial, considerado um novo vetor de crescimento econômico desde 2024. No fim do ano passado, o país já havia testado com sucesso um motor reutilizável de oxigênio líquido e querosene de 90 toneladas.
Os próximos passos da equipe incluem o desenvolvimento de motores ainda mais potentes, com foco em versões de 200 toneladas. As tecnologias visam não só ampliar a capacidade de transporte espacial do país, mas também torná-la mais sustentável e economicamente viável por meio da reutilização de foguetes.
Sem Comentários ainda!