A China e a Colômbia firmaram nesta quarta-feira (8) um plano de cooperação para a construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR), durante encontro entre os presidentes Xi Jinping e Gustavo Petro, em Beijing. A reunião ocorreu paralelamente à 4ª Reunião Ministerial do Fórum China-CELAC, que reuniu representantes da América Latina e Caribe.
Com a adesão formal da Colômbia à ICR, os dois países se comprometem a aprofundar a parceria estratégica, que completa 45 anos em 2025. Xi destacou que a Colômbia é um parceiro-chave da China na América Latina e defendeu esforços conjuntos para ampliar a confiança política, promover investimentos e impulsionar a cooperação em áreas como energia limpa, economia digital e inteligência artificial.
Xi também afirmou que a China está disposta a importar mais produtos colombianos e apoiar empresas chinesas interessadas em investir no país andino, especialmente no setor de infraestrutura. Segundo ele, a relação entre China e América Latina representa um modelo de cooperação Sul-Sul alinhado aos interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Petro, por sua vez, afirmou que o aprofundamento dos laços com a China é estratégico para o futuro da Colômbia e ressaltou a importância da parceria na promoção de justiça social e avanços sustentáveis. O presidente colombiano disse ainda que seu país está disposto a colaborar na construção de um mundo mais justo e multipolar, ao lado da China e de outras nações do Sul Global.
Sem Comentários ainda!