Os taikonautas chineses Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao realizarão a missão do voo espacial Shenzhou-16, e Jing será o comandante, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira.
Jing, piloto sênior da espaçonave, se tornará o primeiro taikonauta do país a ir ao espaço pela quarta vez. Ele esteve envolvido na missão Shenzhou-7 em 2008 e comandou as tripulações da Shenzhou-9 e Shenzhou-11 em 2012 e 2016, respectivamente. Zhu e Gui farão sua primeira viagem ao espaço. Nascidos em 1986, eles são membros do terceiro lote de taikonautas da China, cuja seleção foi concluída em setembro de 2020.
Zhu servirá como engenheiro de voo espacial na missão Shenzhou-16. Ele trabalhará com o comandante Jing para controlar e gerenciar a espaçonave e realizar testes técnicos. Gui, um taikonauta civil e professor da Universidade Beihang de Pequim, trabalhará como especialista em carga útil sendo responsável pelas operações em órbita de experimentos científicos relativos ás cargas da estação espacial chinesa Tiangong.
Em comparação com as tripulações anteriores, a tripulação da Shenzhou-16 constitui-se de um trio diversificado de astronautas do sexo masculino com diferentes experiências de carreira, incluindo um piloto de aeronave, um engenheiro de voo e um especialista em carga útil. “Esta é a primeira missão tripulada com a participação de três tipos de taikonautas”, disse Lin Xiqiang, vice-diretor da CMSA, na coletiva de imprensa.
Embora a nova equipe tenha uma diferença de idade de 20 anos, os três trabalharam muito bem juntos. “Nos relacionamos como uma família”, disse Jing quando o trio se reuniu com a imprensa na segunda-feira.
Sem Comentários ainda!