White House / Casa Branca / US/ USA/ Estados Unidos

China insta EUA a não utilizarem veículos aéreos não tripulados para manipulação política

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ainda chamou atenção para nuvem de fumaça em Ohio

Os Estados Unidos não deveriam ter usado a entrada não intencional do dirigível civil chinês não tripulado para manipulação política, para difamar e atacar a China , disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, na sexta-feira.

Wenbin fez as observações em resposta aos comentários da secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, que acudou a China te ter agido de forma “irresponsável” na questão dos dirigíveis. “Falando em ‘defletir’, os EUA podem nos dizer por que conseguem ver o ‘balão’ 18 mil metros acima do solo, mas parecem ter ficado cegos para a nuvem de cogumelos tóxicos de cloreto de vinila sobre Ohio?”, perguntou Wang.

“Por que se falou em investigações e responsabilidades imediatamente após a explosão do Nord Stream, e ainda assim, houve um silêncio incomum na sequência da última reportagem de investigação escrita por um jornalista norte-americano?”, continuou ele.

“Os Estados Unidos também precisam explicar: Quais foram exatamente os três objetos de alta altitude que eles abateram? Se os EUA não consideram irresponsável o aparecimento desses objetos no espaço aéreo americano, por que apontar os dedos na China?”, disse ele. “Os EUA não deveriam ter exagerado e abusado do uso da força, muito menos usar o incidente para manipulação política ou para difamar e atacar a China”, complementou Wang.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.