A China está realizando os seus primeiros testes de rodovias pavimentadas com painéis solares em Jinan, na província de Shandong. Esse experimento mostra o desejo chinês de investir cada vez mais em energia renovável, sendo que atualmente o país produz 75% dos painéis solares vendidos em todo o mundo.
Com os painéis no lugar do asfalto, as estradas também se tornam capazes de gerar eletricidade. Essa seria uma boa solução para o uso dos painéis porque eles ficariam em espaços já utilizados para outros fins, o que ajuda a preservar espaços naturais como campos ou desertos. A eletricidade gerada poderá ser usada por cidades atravessadas ou circundadas pelas estradas, , o que minimizaria a perda de energia na transmissão.
Os testes estão sendo realizados em uma curta rodovia no pé de uma colina, sendo que o lugar foi escolhido graças à sua proximidade a uma subestação de eletricidade. A estrada solar está sendo desenvolvida em conjunto pelas líderes do segmento na China, Pavenergy e Qilu Transportation. O presidente da Pavenergy, Li Wu, afirmou em entrevista ao The New York Times que se os equipamentos conseguirem passar pelos testes, serão capazes de se adequar a qualquer condição.
De acordo com Zhang Hongchao, professor de engenharia que ajudou na elaboração dos painéis, eles possuem superfície criada a partir de um polímero parecido com o plástico e apresenta um pouco mais de fricção do que uma estrada convencional. Ele ainda afirmou que os painéis provavelmente precisariam ser substituídos com menos frequência que o asfalto e que uma estrada solar pode produzir cerca de US$ 15 por m² ao ano.
Sem Comentários ainda!