A polícia da Província de Hainan, no sul da China, destruiu publicamente nesta terça-feira (3) cerca de 1.590 quilos de drogas apreendidas, em uma ação simbólica e dissuasiva no combate ao narcotráfico. A incineração foi realizada em um novo incinerador ecologicamente correto de uma usina de geração de energia.
Entre os entorpecentes destruídos estavam heroína, metanfetamina, cetamina, etomidato e outras substâncias viciantes não regulamentadas, todas apreendidas em casos julgados nos últimos anos pelos tribunais locais.
A queima ocorreu no 186º aniversário da histórica Destruição do Ópio de Humen, quando Lin Zexu, alto funcionário da Dinastia Qing, ordenou a eliminação de mil toneladas da droga apreendidas com traficantes estrangeiros em 1839. O episódio é considerado o marco inicial da resistência chinesa ao tráfico de ópio.
Segundo o departamento de segurança pública de Hainan, a queima centralizada desta semana simboliza a firme determinação da província em intensificar a repressão aos crimes relacionados às drogas.
Sem Comentários ainda!