Foi realizado em Beijing, no dia 20 de junho, o 7º Fórum de Think Tanks China-América Latina e Caribe (ALC), com o tema “Trabalhando juntos para construir a comunidade China-ALC com um futuro compartilhado”. Organizado pelo Instituto de Estudos Internacionais da China, o evento reuniu mais de 120 participantes, incluindo embaixadores de diversos países da região e representantes da academia, governos e mídia.
Durante a cerimônia de abertura, o cubano Leonel Caraballo, vice-reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais, destacou a importância do mecanismo China-CELAC e incentivou os acadêmicos a aprofundarem o debate sobre os avanços da cooperação nos últimos dez anos. Já Martin Charles, embaixador da Comunidade da Dominica na China, afirmou que a 4ª Reunião Ministerial do Fórum China-CELAC, realizada em maio, estabeleceu bases sólidas para o fortalecimento da parceria.
A presidente do instituto organizador, Chen Bo, ressaltou que o fórum tem como objetivo oferecer suporte intelectual à implementação dos compromissos firmados entre China e países latino-americanos e caribenhos. Os debates abordaram temas como a expansão do BRICS, os cinco programas temáticos de cooperação e as perspectivas para as relações sino-latino-americanas.
O Fórum de Think Tanks China-ALC celebra mais de uma década de existência como plataforma de intercâmbio e diálogo entre os dois lados. A edição deste ano também marcou o 10º aniversário da criação do Fórum China-CELAC.
Sem Comentários ainda!