China descobre depósito gigante de lítio com 490 milhões de toneladas na província de Hunan

Nova reserva reforça papel do país como potência em energia limpa e abastece indústria de nova energia em Chenzhou

A China descobriu um vasto depósito de 490 milhões de toneladas de minério de lítio na área de Jijiaoshan, distrito de Linwu, província de Hunan, informou nesta terça-feira o departamento provincial de recursos naturais. A jazida contém cerca de 1,31 milhão de toneladas de óxido de lítio e inclui também rubídio, tungstênio e estanho.

Segundo o Instituto de Pesquisa de Recursos Minerais de Hunan, que liderou a exploração, a descoberta só foi possível graças a avanços tecnológicos e anos de pesquisa em uma área geologicamente complexa. O professor Xu Yiming destacou que a nova reserva deve impulsionar o desenvolvimento da indústria de nova energia na cidade de Chenzhou, responsável pela administração da região.

O lítio é um insumo estratégico para a fabricação de veículos elétricos, baterias de armazenamento e dispositivos móveis. Com a nova jazida, a China reforça sua posição no mercado global: o país já detém 16,5% das reservas mundiais de lítio, ocupando o segundo lugar no ranking, segundo o Serviço Geológico da China.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.