A China clonou com sucesso os gados Zhangmu e Apeijiaza, duas raças ameaçadas de extinção encontradas na Região Autônoma de Xizang. Quatro bezerros machos de cada raça nasceram no distrito de Yunyang, marcando a primeira clonagem bem-sucedida do mundo de gado do local.
As duas raças raras de gado amarelo nativas do Planalto Qinghai-Xizang são recursos estratégicos para a China, pois podem ajudar os pesquisadores a criar variedades bem adaptadas ao ambiente severo de alta altitude. De acordo com a terceira pesquisa nacional de recursos genéticos de gado e aves, realizada em 2021 e 2022, havia apenas 19 cabeças de gado Zhangmu na cidade de Shigatse, em Xizang, e 39 de Apeijiaza na cidade de Nyingchi, na região autônoma.
Para trazer de volta esses animais da beira da extinção com urgência, o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da China enviou uma equipe de pesquisa a Xizang em julho de 2022 para realizar medições corporais e coletar amostras de sangue e tecido auricular dos dois tipos de gado. Como atualmente não há condições adequadas para a clonagem em Xizang, o distrito de Yunyang foi escolhido devido ao seu clima e terreno semelhantes aos do habitat nativo do gado e por sua tecnologia de criação.
No laboratório, Yu Dawei, pesquisador do Instituto de Ciências Animais da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, e seus colegas usaram a tecnologia de transferência nuclear de células somáticas para criar embriões clonados. Os cientistas iniciaram o transplante dos embriões clonados em fevereiro de 2023 e finalmente superaram as dificuldades tecnológicas.
“Os embriões clonados foram transplantados em vacas substitutas e obtivemos oito bovinos clonados”, disse Yu. Dois bezerros de cada raça serão devolvidos a Xizang neste verão, enquanto os quatro restantes serão criados até a idade adulta no distrito de Yunyang e seu sêmen será coletado e congelado para preservação.
Sem Comentários ainda!