Uma usina de armazenamento de energia por ar comprimido (CAES), que utiliza duas cavernas subterrâneas de sal na cidade de Yingcheng, na Província de Hubei, centro da China, foi conectada com sucesso à rede elétrica nesta quinta-feira, atingindo sua capacidade total e marcando o início oficial das operações comerciais da usina.
O projeto utiliza cavernas de uma mina de sal abandonada, a cerca de 500 metros de profundidade, como instalação de armazenamento de gás. Esta abordagem cria um super “banco de energia”, com uma unidade de saída de até 300 MW e capacidade de armazenamento de 1.500 MWh. A eficiência de conversão do sistema é de 70%, de acordo com a China Energy Digital Technology Group, um dos principais investidores do projeto.
A potência de unidade única, a capacidade de armazenamento de energia e a eficiência de conversão deste projeto ocupam a primeira posição mundial entre as usinas de CAES com cavernas de sal semelhantes, afirmou a empresa.
Essa usina pode armazenar energia por até oito horas e liberar energia por cinco horas todos os dias. Ela gera uma média anual de aproximadamente 500 milhões de quilowatt-horas de eletricidade, o que pode atender à demanda anual de energia de 750 mil moradores, segundo a empresa.
Sem Comentários ainda!