A China anunciou, nesta segunda-feira, que aumentará os pagamentos de pensão básica para aposentados em 2023, marcando o 19º aumento anual consecutivo.
O pagamento médio mensal para os pensionistas das empresas, departamentos governamentais e instituições públicas deve aumentar em 3,8% ante ao nível de 2022, segundo uma circular emitida conjuntamente pelo Ministério dos Recursos Humanos e da Seguridade Social e pelo Ministério das Finanças.
No ano passado, a China elevou os pagamentos de pensão básica para aposentados em 4% em relação ao nível do ano anterior. O país atribui importância aos cuidados com os idosos enquanto lida com o envelhecimento da população. Dados oficiais mostraram que, até o final de 2022, o número de chineses com 60 anos ou mais ultrapassou 280 milhões, representando 19,8% da população total do país.
O país lançou recentemente um conjunto de diretrizes para facilitar a construção de um “sistema básico de cuidado com idosos” em meio aos esforços para perseguir uma estratégia nacional proativa em relação ao envelhecimento populacional e garantir o acesso equitativo aos serviços públicos.
Sem Comentários ainda!