A China aprovou o uso emergencial de uma vacina de subunidade de proteína recombinante contra Covid-19, segundo o Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciências, desenvolvedor do fármaco.
O imunizante (Células CHO) concluiu os testes clínicos da primeira e segunda fase em outubro de 2020. Os resultados mostraram a segurança e a imunogenicidade do produto, além de não ter causado reações adversas graves.
De acordo com um comunicado do instituto, o nível de anticorpos provocado pela vacina é comparável ao de outros imunizantes do mesmo tipo e de RNA mensageiro.
A terceira fase dos testes tem acontecido desde novembro do ano passado na China, Uzbequistão, Paquistão, Equador e Indonésia. O plano é recrutar até 29 mil adultos para a avaliação.
O Uzbequistão aprovou o uso da vacina chinesa em 1º de março e a China autorizou o uso de emergência no último dia 10.
Uma vantagem do fármaco de subunidade de proteína recombinante em relação aos outros é que não é necessário um laboratório de biossegurança de alto grau para produção e pode atingir uma produção em grande escala. O fabricante disse que é mais econômico e fácil de armazenar e transportar.
O imunizante, desenvolvido pelo instituto e pela Anhui Zhifei Longcom Biopharmaceutical, é o primeiro de proteína recombinante do mundo contra Covid-19 e aprovado para pesquisa clínica e o quarto contra Covid-19 aprovado para uso emergencial na China.
Sem Comentários ainda!