China anuncia missões espaciais intensivas em 2025, incluindo exploração de asteroides

Lançamentos tripulados e cooperação internacional também marcam a agenda espacial do país neste ano

A China realizará uma série de missões espaciais em 2025, incluindo a Tianwen-2, voltada para a exploração e coleta de amostras de asteroides, informou nesta quinta-feira Liu Yunfeng, vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA). As espaçonaves tripuladas Shenzhou-20 e Shenzhou-21 também estão programadas para lançamento neste ano.

Na frente internacional, dois grandes projetos estão em curso: a missão conjunta China-Europa SMILE, que estudará a interação entre o vento solar e a magnetosfera terrestre, e um satélite sino-italiano de monitoramento eletromagnético, voltado à pesquisa de previsão de terremotos.

A China também intensificará a cooperação espacial com países da Iniciativa Cinturão e Rota, do BRICS e parceiros europeus. Entre os focos estão a construção da estação internacional de pesquisa lunar e o avanço da Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do BRICS, que visa melhorar o compartilhamento de dados sobre desastres naturais.

Além disso, o país oferecerá serviços de satélite a nações parceiras do Cinturão e Rota para fortalecer capacidades em agricultura, prevenção de desastres e cidades inteligentes. As atividades fazem parte das comemorações do 10º Dia Espacial da China, marcado para 24 de abril, em Shanghai.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.