China anuncia centro internacional para o RMB digital e pacote de medidas financeiras em Shanghai

Iniciativas incluem apoio à internacionalização da moeda digital, novos instrumentos de crédito e reformas para o comércio offshore

O presidente do banco central da China, Pan Gongsheng, anunciou nesta quarta-feira a criação de um centro de operação internacional para o RMB digital. A medida, revelada durante o Fórum Lujiazui, em Shanghai, busca impulsionar a internacionalização da moeda digital chinesa e fomentar a inovação em finanças digitais.

A iniciativa integra um pacote com oito medidas estratégicas voltadas ao fortalecimento de Shanghai como centro financeiro global. Entre elas, estão a criação de um repositório de transações do mercado interbancário, o lançamento de uma agência de relatórios de crédito pessoal e um programa piloto para a reforma do financiamento do comércio offshore na Área Especial de Lin-gang.

O pacote também prevê a emissão de títulos offshore de livre comércio, a melhoria do sistema de contas para operações transfronteiriças, o uso de ferramentas estruturais de política monetária e o estímulo à negociação de futuros de câmbio em RMB. As medidas visam ampliar os canais de financiamento e reforçar a posição de Shanghai no cenário financeiro internacional.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.