China anuncia aumento de tarifas sobre produtos dos EUA para 125% a partir de sábado

Pequim reage à escalada de tarifas por Washington e diz que lutará até o fim se interesses forem minados

A China aumentará para 125% as tarifas adicionais sobre produtos importados dos Estados Unidos a partir deste sábado, informou nesta sexta-feira (12) a Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado. A medida é uma resposta direta ao movimento dos EUA, que anunciou elevação equivalente de tarifas sobre importações chinesas.

Em comunicado, a comissão afirmou que a imposição de tarifas excessivas por parte de Washington “viola seriamente as regras do comércio internacional”, contradiz leis econômicas básicas e representa “um ato típico de bullying e coerção unilaterais”.

Também nesta sexta-feira, o Ministério do Comércio da China declarou que os Estados Unidos devem assumir total responsabilidade pelas medidas tarifárias unilaterais, que vêm causando “graves perturbações na economia mundial, nos mercados globais e no sistema multilateral de comércio”.

Apesar de Pequim manter-se aberta ao diálogo, as autoridades enfatizaram que “ameaças e pressões não são o caminho certo para lidar com a China”. A comissão alertou que, diante do atual nível tarifário, o mercado chinês já não tem condições de absorver importações norte-americanas. “Se os EUA insistirem em minar substancialmente os interesses da China, responderemos com contramedidas firmes e lutaremos até o fim”, concluiu o comunicado.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.