Chanceler chinês analisa viagem de Xi ao Oriente Médio

Wang Yi elogiou “empreendimento pioneiro na diplomacia chinesa”
Xinhua/Xie Huanchi

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, notificou a mídia sobre a participação do presidente chinês, Xi Jinping, da primeira Cúpula China-Estados Árabes e da Cúpula China-Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), assim como sua visita de Estado à Arábia Saudita.

Efetuada entre a quarta-feira e o sábado, a viagem histórica de Xi ao Oriente Médio abriu uma nova era de desenvolvimento abrangente e profundo das relações entre a China e os Estados árabes, entre a China e o CCG, e entre a China e a Arábia Saudita, disse Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh).

Durante sua estadia na Arábia Saudita, Xi não só participou da primeira Cúpula China-Estados Árabes, da Cúpula China-CCG, e fez uma visita de Estado à Arábia Saudita, mas também realizou reuniões bilaterais com cerca de 20 líderes árabes, disse Wang. Ele avaliou a viagem de Xi ao Oriente Médio como a maior ação diplomática, bem como a de mais alto nível, da China com o mundo árabe, desde a fundação da República Popular da China.

Wang qualificou a participação de Xi da primeira Cúpula China-Estados Árabes e da Cúpula China-CCG e suas reuniões com os líderes sauditas como outro grande empreendimento pioneiro na diplomacia chinesa, demonstrando a escolha estratégica da China e dos países árabes para fortalecer a solidariedade e a coordenação diante dos desafios globais.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.